sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PSICÓTICO - Parte I




Como uma pessoa comum se transforma num psicopata?
(Pergunta o Repórter Arthur Vinícius)

O Médico psiquiatra Richardson Barros responde (quando não esquece):

 - Alguns têm uma infância muito infeliz. Elas sofrem algum tipo de trauma ou são tratadas friamente e tendem a ter instinto de autopreservação elevada assim como dificuldade de desenvolver empatia pelo próximo. 

MAS

 nem toda criança infeliz vira assassina. 

O processo para formar um psicopata começa quando o indivíduo cria uma série de saídas ou justificativa para os seus atos, gerando desculpas para comportamentos mais violentos. 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dica de filme baseado em fatos reais: Ted Bundy

Ficha Técnica de Ted Bundy


SINOPSE: Filme baseado na vida de Ted Bundy, um assassino em série que matou pelo menos 19 jovens mulheres nos anos 1970. O filme mostra desde seus dias como estudante, suas primeiras vítimas, captura, fuga da prisão duas vezes e sua sequência final de mortes até sua condenação e execução.

Sinopse

A história de Ted Bundy, o mais terrível serial killer e criminoso sexual da América, que admitiu ter matado mais de 35 mulheres em um período de 4 anos. Este filme de Matthew Bright (Freeway 2) traz as contradições do mundo distorcido e pertubado do mais perverso serial killer já visto. Interpretado por Michael Reilly Burke (Marte Ataca !), Bundy era um homem inegávelmente bonito, cahrmoso e cheio de carisma, guiado e atormentado por seu outro lado cheio de fantasias estranhas e doentias, Através de seu charme atraiu, ameaçou e tirou as vidas de mulheres que confiaram nele. Bundy foi o oposto de qualquer serial killer que existiu antes ou depois dele.

Informações Técnicas
Título no Brasil:  Ted Bundy
Título Original:  Ted Bundy
País de Origem:  Reino Unido / EUA
Gênero:  Policial Suspense
Tempo de Duração: 99 minutos
Ano de Lançamento:  2002
Site Oficial:  
Estúdio/Distrib.:  
Direção:  

Trilha Sonora
“Martha's Street”
Por Dominic Glynn (uncredited) e Martin Smith (uncredited) 
Publicada por Chappell Recorded Music Library 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Carreira – Perito Criminal



Conheça tudo sobre esta carreira, assista a estes três vídeos que irão mostrar com detalhes esta área tão pouco conhecida.

Carreira – Perito criminal (1/3)

Carreira – Perito criminal (2/3)

Carreira – Perito criminal (3/3)

Imagem: http://alicemarques.wordpress.com/2011/04/29/pericia-criminal/

Radiologia Forense



medicina_legal
A Medicina Legal ou Forense é a especialidade que, utilizando os conhecimentos técnico-científicos de todas as ciências que subsidiam a Medicina, tais como a Biologia, a Física, a Química e outras, presta esclarecimentos para a atuação da Justiça. A sua prática se dá através da Perícia Médica.

No Brasil, a atuação dos peritos médicos legistas, que são os peritos oficiais, está prevista no Código de Processo Penal.

Na variada temática objeto da Medicina Legal, pode-se traduzir sua divisão, da seguinte forma:
Antropologia forense – Procede ao estudo da identidade e identificação, como a datiloscopia, papiloscopia, irologia, exame de DNA, etc., estabelecendo critérios para a determinação indubitável e individualizada da identidade;Traumatologia forense – Estudo das lesões e suas causas

Asfixiologia forense – analisa as formas acidentais ou criminosas, homicídios e autocídios, das asfixias, sob o prisma médico e jurídico (esganadura, estrangulamento, afogamento, soterramento, etc.)
Sexologia forense – Trata da Erotologia, Himenologia
Obstetrícia forense, analisando a sexualidade em seu tríplice aspecto quanto aos efeitos sociais: normalidade, patológico e criminológico; Tanatologia – Estudo da morte e do morto;
Antropologia física forense
A antropologia física forense trata da identificação de restos humanos esqueletizados devido a sua grande relação com a biologia e a osteologia. Também examina, quando possível, as causas da morte, retratando e reconstituindo a cena da morte, através do exame dos ossos e das lesões, com o auxílio de criminalistas e médicos forenses.

Datiloscopia
É o processo de identificação humana por meio das impressões digitais.
A datiloscopia é uma das áreas da papiloscopia, que abrange ainda: a quiroscopia (identificação das impressões palmares); a podoscopia (identificação das impressões plantares); a poroscopia (identificação dos poros); e a critascopia (identificação das cristas papilares).

Traumatologia Forense
A Traumatologia Forense tem por objeto o estudo dos efeitos na pessoa das agressões físicas e morais, como também a determinação de seus agentes causadores.
Este reconhecimento é feito através do exame pericial na vítima, denominado exame de corpo de delito, pelo qual se atribui a extensão dos danos provocados.

Radiologia Forense – IML
É a Parte da radiologia que se relaciona com a criminalística, onde o Técnico em Radiologia pode trabalhar no IML, ajudando a recuperar provas de crime em um cadáver. Ex: PAF: Projétil de Arma de Fogo PAB: Perfuração Por Arma Branca

Nos Aeroportos na detecção de drogas em malas,na segurança de presídios para impedir a entrada de aparelhos celulares, armar e drogas, o técnico em radiologia forense executa suas atribuições executa suas atribuições juntamente com um médico legal, ou médico legista do serviço.
Fonte: http://broonell.blogspot.com/radiologia-forense.html Acessado em 29/09/2010

Pesquisadores britânicos criam autópsia ‘não-cirúrgica’



Pesquisadores da Universidade de Leicester, na Grã-Bretanha desenvolveram um novo método de autópsia que dispensa a necessidade de grandes procedimentos cirúrgicos.


A técnica envolve o uso de um aparelho de tomografia computadorizada (TC) e uma pequena incisão no pescoço e até agora obteve 80% de acerto na determinação da causa da morte.
Um exame de autópsia convencional requer que o corpo seja aberto cirurgicamente para que os órgãos sejam examinados, o que não é permitido por alguns grupos religiosos e pode gerar estresse para a família.
Fase de testes
Os pesquisadores decidiram usar tomografia computadorizada para procurar traumas, fraturas e evidência de câncer em todo o corpo, mas ainda é necessário fazer o corte no pescoço para examinar o coração mais profundamente.
Um catéter é inserido até chegar ao órgão, que é então injetado com ar e depois com um contraste. A TC é então utilizada para verificar a existência de doenças cardíacas.
Até o momento, a nova técnica foi testada em 33 corpos e continuará a ser testada ao longo deste ano.
“Esta é uma abordagem completamente diferente de uma autópsia”, disse à BBC a dra. Sarah Saundres, que lidera o estudo.
“A primeira coisa que precisamos é de uma base significativa de provas científicas para convencer nossos colegas patologistas e legistas de que uma autópsia por tomografia computadorizada oferece exatamente a mesma informação que uma autópsia tradicional.”
Várias técnicas alternativas de autópsia estão sendo testadas em várias partes do mundo, mas a dra. Saunders alega que o método da Universidade de Leicester é mais rápido e barato que outras abordagens.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110302_autopsia_is.shtml 

domingo, 18 de novembro de 2012

Confraternização do CSI Natal 2012 na piscina do Encanto

Show demais
Essa foi legal demais apesar de que muita gente faltou e eu não perdoo. 

Nos divertimos muito. Churrasco a vontade. Muitas brincadeiras e aproximações. Adorei, mas passei a maior parte do tempo na churrasqueira. 

Chegamos eu, Lukinhas e Carlinhos bem cedo, as 7:40 da manhã para arrumar tudo. Depois chegou Renilson Araújo, Pedro Daniel, David Gabriel, Cainã Davison, Thays Iane, Raquel, Fernanda Araújo, Allana Vivianne, Isaac Rodrigues, Fabrício guimarães, Wílliam Xavier, Joan Víctor. Renilson e Cainã foram jogar e voltaram depois. David foi cedo embora e Pedro Daniel viajou de lá com seu pai.

Convidados ilustres: Meu patrão Alcides, Buiú e meu locutor Saul Rodrigues. 

Muito obrigado pela presença de todos vocês que tanto representam para mim. Só que estava presente sabe o quanto foi importante a presença de vocês em minha vida e nesse evento. Foi um dos melhores dias da minha pequenininha história de vida. Nenhuma desculpa justifica vossa falta, pois até o orgulho de dizer que estava sem dinheiro não é justificativa cabível pela desfeita. Valeu a todos. AMO VOCÊS POR TODA A ETERNIDADE.









































Meu convidado amigo Saul Rodrigues


















Foi um dia maravilhoso. Agradecimentos ao pai de Carlinhos Cipriano que nos trouxe com as coisas do churrasco e com a churrasqueira.