segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Marcos Antunes Trigueiro (o maniaco de contagem)



Marcos Antunes Trigueiro (Brasília de Minas, 29 de maio de 1978), conhecido como o Maníaco do Industrial ou Maníaco de Contagem, é um ex-motorista brasileiro acusado de ser um assassino em série de mulheres que agia em Contagem e Belo Horizonte, Minas Gerais. Marcos estuprou e assassinou cinco mulheres entre 17 de abril de 2009 e 26 de fevereiro de 2010, quando foi detido pela Polícia Civil de Minas Gerais no bairro Lindéia, junto ao bairro Industrial em Contagem.

Marcos Antunes Trigueiro (o maniaco de contagem)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Marcos Antunes Trigueiro (Brasília de Minas, 29 de maio de 1978), conhecido como o Maníaco do Industrial ou Maníaco de Contagem, é um ex-motorista brasileiro acusado de ser um assassino em série de mulheres que agia em Contagem e Belo Horizonte, Minas Gerais. Marcos estuprou e assassinou cinco mulheres entre 17 de abril de 2009 e 26 de fevereiro de 2010, quando foi detido pela Polícia Civil de Minas Gerais no bairro Lindéia, junto ao bairro Industrial em Contagem. Os policiais chegaram até ele rastreando os telefones celurares das vítimas, tendo Marcos confessado a autoria das cinco mortes após a detenção. O delegado Edson Moreira, um dos responsáveis pelo caso, divulgou em 26 de fevereiro que pelo menos três mulheres conseguiram escapar do maníaco.

Em 2 de fevereiro de 2010, a polícia havia divulgado que existia um padrão de comportamento comum em todos esses crimes, e que a perícia concluíra que o sêmen encontrado nas três vítimas de 2009 era do mesmo autor.

O caso relembra outro ocorrido em Belo Horizonte entre 1999 a 2001, quando doze mulheres foram encontradas estupradas e mortas em municípios da Grande Belo Horizonte, chamado de Maníaco da Pampulha ou Maníaco da UFMG, cujo autor nunca foi preso.


Biografia

Marcos Antunes Trigueiro nasceu em Brasília de Minas, Minas Gerais, mas passou parte da vida nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas sempre voltava em Minas Gerais. Marcos foi casado pelo menos duas vezes e é pai de 5 filhos.

Segundo reportagem no programa policial Brasil Urgente, freqüentava a igreja de Testemunhas de Jeová.

Vítimas

* Ana Carolina Menezes Assunção, comerciante de 27 anos, foi encontrada morta estrangulada dentro do próprio carro no bairro João Pinheiro, região Noroeste, no dia 17 de abril de 2009. O seu filho, um bebê de apenas catorze meses, estava no veículo e foi encontrado dormindo sobre o corpo da mãe, não tendo sido molestado. Ana Carolina foi estrangulada com um cadarço de tênis.

* Maria Helena Lopes Aguilar, de 49 anos, foi encontrada morta estrangulada dentro dentro do próprio carro na Rua das Trombetas, Conjunto Califórnia, Noroeste de Belo Horizonte, no dia 17 de setembro de 2009. Maria Helena foi estrangulada com o cinto de segurança no banco de trás do carro.

* Edna Cordeiro de Oliveira Freitas, contadora de 35 anos, foi encontrada morta numa estrada de terra que liga o bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, à BR-040, em 12 de novembro de 2009. O seu automóvel havia sido encontrado no dia anterior no bairro Industial em Contagem com todos os seus pertences no interior, exceto o telefone celular. Edna foi enforcada com o colar que usava.

* Adina Feitor Porto, estudante de direito de 27 anos, desapareceu em 7 de janeiro de 2010, depois de sair de sua casa no bairro Margarida para ir à faculdade. Seu carro foi encontrado no Barreiro de Baixo no dia seguinte.

* Natália Cristina de Almeida Paiva, comerciante de 34 anos, desapareceu em 27 de janeiro de 2010 no bairro Lindéia, região do Barreiro. Seu carro foi encontrado na Via Expressa, bairro Camargos, região Noroeste. Foi encontrada morta estrangulada uma semana depois, em Serzedo.


MATERIA JORNALISTICA PERTINENTE: www.uai.com.br


Polícia diz que maníaco é frio, cruel e sem emoção

A crueldade com que Marcos Antunes Trigueiro, de 32 anos, o "Maníaco de Contagem", estuprou e matou ao menos três mulheres na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 2009, assusta a polícia. O delegado Wagner Pinto, chefe da Divisão de Crime Contra a Vida, classifica o assassino como um "indivíduo sem emoção".

2005
O policial explicou também que um grupo de especialistas, profissionais, peritos e médicos legistas foi organizado para estudar o comportamento do maníaco.

Outros crimes

O serial killer pode ter feito mais vítimas na Grande BH. Pelos menos mais dois homicídios são atribuídos a Marcos Antunes. As circunstâncias em que a comerciante Ádina Porto, de 34 anos, e a estudante de direito Natália Cristina de Almeida Paiva, de 27, morreram levam a polícia a acreditar que há envolvimento do maníaco nos crimes.

Para o delegado Frederico Abelha, que trabalhou na localização e na prisão do serial killer, a maneira como o criminoso executou as vítimas reforça os indícios. "Não tenho menor dúvida disso porque a investigação não se baseia apenas na prova do DNA. A forma de agir, o fato de levar o celular, de estrangular, o tipo de violência não deixam qualquer dúvida",

Casado, desempregado e pai de cinco filhos, Marcos Antunes é um velho conhecido da polícia. Ele tem ficha criminal por homicídio e assalto a mão armada. Além disso, o criminoso fugiu do 4º DP de Betim em 2005, e, desde de julho de 2008, estava em liberdade condiciona

"Nós buscamos traçar um perfil psicológico. Trata-se de um indivíduo sem emoção, frio, cruel, inteligente. Totalmente insensível", disse nesta quinta-feira, em entrevista à Rádio Itatiaia.
  Web site: pt.wikipedia.org/wiki/Marcos_Antunes_Trigueiro  Autor:   Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um comentário: