sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Charles Manson: Ele Não é Um Serial Killer



Charles Milles Manson
A internet é conhecida por ser um espaço anárquico e caótico. Onde a qualquer hora e a qualquer momento você pode ser plagiado com um control C ou se esbarrar com um texto completamente errado e sem sentido.  Às vezes, o erro é tão grotesco que nos faz até passar mal. Uns riem, outros choram. E em alguns casos mais extremos, faz alguém perder a paciência e sentar numa cadeira para escrever um texto apenas para desmentir inverdades e esclarecer fatos. E é isso o que venho fazer aqui agora.
O personagem da vez é o infâme Charles Manson, um dos criminosos mais famosos do século XX. Minha crítica é com relação às centenas de textos publicados na internet a seu respeito. Textos completamente errados, que deturpam Manson e ainda contam sua história toda errada. E não pensem que esses são textos publicados em um blog de um moleque de 13 anos qualquer ou em um fórum onde ninguém não sabe nada. Esses textos são publicados em alguns dos mais famosos e acessados veículos de comunicação do Brasil.
Quero aqui esclarecer de uma vez por todas quem é esse cara e dizer NÃO!! CHARLES MANSON NÃO É UM SERIAL KILLER! 
Digite Charles Manson no google. Você certamente achará um link, de algum site conceituado, chamando Manson de assassino ou pior, serial killer. Lhes faço então a seguinte pergunta: Como alguém que nunca matou ninguém, pode ser chamado de assassino ? E pior, assassino em série (serial killer) ?

Charles Milles Manson
Esse ano Charles Manson apareceu duas vezes na mídia. A primeira no começo do ano quando ele teve seu pedido de liberdade condicional negada. Na segunda vez, a poucos dias, quando ele enviou uma ameaçadora carta ao cantor Marilyn Manson, um roqueiro que utiliza o sobrenome do criminoso como nome artístico.
Todas as vezes que o diabólico Charles Manson aparece na mídia, ele é erroneamente tachado de serial killer. Talvez porque jornalistas achem o termo bonito, ou porque chama mais atenção para a notícia, ou porque achem que todo criminoso demente seja serial killer. O fato é que isso é um trabalho porco, que só contribui para a desinformação e desconhecimento. Se você vai escrever uma notícia, seja ela qual for, você deve entender sobre aquele assunto e deve utilizar corretamente os termos referentes. Eu não espero isso de um moleque de 13 anos que tem um blog, mas eu esperaria isso da revista Rolling Stone, do site Uol, do R7, do G1 e tantos outros por ai.
Os equívocos sobre Charles Manson vem desde a época dos seus crimes e continuam até hoje, mas hoje, muito pior do que antes. Charles Manson foi o líder de um grupo conhecido como “Família Manson”. A Família Manson, composta por hippies, formou-se em plena contracultura dos anos de 1960. Charles Manson, um esquizofrênico paranóide, acreditava que o mundo estava à beira de uma guerra apocalíptica racial, guerra a qual ele chamou de “Helter Skelter” (nome de uma música dos Beatles). Em sua mente doentia, Manson decidiu precipitar essa “guerra” e orquestrou uma onda de assassinatos que foram cometidos por seus seguidores, ou seja, ele foi o mandante e os seus seguidores os executores dos assassinatos.

Na Foto: As seguidoras de Charles Manson Susan Denise Atkins (esquerda), Patricia Krenwinkel (centro) e Leslie Van Houten (direita), sorriem ao receberem a pena de morte por participarem em dois assassinatos ordenados por Charles Manson.
Os seguidores de Charles Manson assassinaram 7 pessoas, dentre elas, a belíssima atriz hollywoodiana Sharon State, esposa do cineasta Roman Polanski e grávida de 7 meses. 5 dessas pessoas foram mortas de uma só vez, quando os seguidores de Manson invadiram a casa de Sharon Tate e assassinaram ela e mais 4 visitas que estavam na casa. No dia seguinte aos 5 assassinatos, os seguidores de Manson mataram 1 casal. Charles Manson não esteve presente em nenhum dos dois incidentes que culminaram na morte das 7 pessoas.
Primeira conclusão a que chegamos. Se Charles Manson não matou ninguém, ele não pode ser chamado de assassino certo ? Pior ainda serial killer. Se ele foi o mandante, não pode ser chamado de assassino. Assassino é quem mata. Se mandantes de crimes agora são chamados de assassinos ou serial killers essa é nova pra mim.
OK, se Charles Manson não é assassino ou um serial killer, os seus seguidores, os que realmente assassinaram pessoas, eles seriam serial killers ?
Para responder essa questão temos que entender o conceito de assassinatos em série e assassinos em série. De acordo com o FBI, assassinatos em série (serial killing) são assassinatos (com intervalos de tempo) de duas ou mais vítimas, cometidas pela mesma pessoa. O período entre os assassinatos é o fator mais importante para se determinar se um assassino é ou não serial killer. Além disso, o serial killer tem imenso prazer no assassinato em si e vive aquele momento (do assassinato) de forma bastante intensa, por isso, serial killers costumam matar 1 pessoa por vez e quase nunca 2 ou mais. É como se cada uma de suas vítimas representasse o seu mundo, eles podem passar horas torturando ou horas picando um corpo. Após o assassinato eles voltam para sua vida normal em sociedade e, posteriormente, quando o desejo de matar torna-se irresistível, eles atacam novamente. Por isso o intervalo do assassinato entre uma vítima e outra é grande, podendo levar vários dias, semanas, meses e até anos. Ted Bundy, Jeffrey Dahmer, O Maníaco do Parque, são bons exemplos. Ted Bundy passava horas torturando suas vítimas mulheres. Jeffrey Dahmer não torturava, ao contrário, a sua “diversão” vinha quando sua vítima já estava morta e ele poderia fazer suas macabras experiências sexuais com seus cadáveres. O Maníaco do Parque torturava e estuprava suas vítimas antes de matá-las.
Segunda Conclusão: Não!! Nem mesmo os assassinatos cometidos pelos seguidores de Charles Manson podem ser considerados assassinatos em série porque:
  1. Primeiro: Foram cometidos por várias pessoas ao mesmo tempo;
  2. Segundo: Foram assassinadas várias vítimas ao mesmo tempo;
  3. Terceiro: O intervalo entre os 7 assassinatos foi de menos de 1 dia;
Bom, mas se eles não são assassinos em série e seus crimes não caracterizam assassinatos em série, como eles poderiam ser classificados ? O termo que verdadeiramente caracteriza os assassinatos da Família Manson talvez seja novo para vocês e chama-se “spree killing”. Os seguidores de Charles Manson são, portanto, “spree killers”.
Novamente vamos recorrer a quem entende da coisa para nos ajudar, o FBI. Segundo o FBI, spree killings caracterizam-se por assassinatos em dois ou mais locais com quase nenhum tipo de intervalo entre eles e cometidos por 2 ou mais assassinos. Pronto! Os crimes da Família Manson são caracterizados como spree killings.
  1. Primeiro: As 7 pessoas foram mortas em 2 locais distintos, sendo 5 delas num mesmo local;
  2. Segundo: O intervalo entre as mortes foi de apenas 1 dia;
  3. Terceiro: Os assassinatos foram cometidos por várias pessoas;
Significativamente não houve um período de reflexão emocional para os assassinos, algo que é presente no serial killer. Alguns serial killers até voltam para a cena dos crimes no intuito de reviver o assassinato.
O interessante para mim é que ninguém precisa saber sobre as características de serial killers ou spree killers ou mass murderers para saber o básico: Se alguém não mata, ele não pode ser chamado de assassino. Mas apesar de não ter matado ninguém, Charles Manson foi condenado por 7 assassinatos em primeiro grau. O tribunal decidiu que a Família Manson era uma extensão dele. Assim, quando cometeram os assassinatos obedecendo suas ordens, era o mesmo que Manson matar. Isso, entretanto, foi um entendimento jurídico. Tecnicamente (e realmente) Manson não é assassino.
Se todo mandante de assassinato ou assassinatos for chamado de serial killer será necessário rever todos os conceitos que envolvem esses tipo de assassinos.

Exemplos de Serial Killers e Spree Killers

Nome: Jeffrey Lionel Dahmer
Definição: Serial Killer
Obs.: Entre 1978 e 1991, o norte-americano Jeffrey Lionel Dahmer assassinou 17 homens. O intervalo entre o seu primeiro e segundo assassinatos foi de 9 anos. A partir do segundo assassinato o tempo entre cada morte variou de acordo com sua “necessidade” de matar.
Por exemplo: O período entre os assassinatos de David Thomas (nona vítima) e Curtis Straughter (décima vítima) foi de 5 meses. Já de Oliver Lacy (décima sexta vítima) e Joseph Bradehoft (décima sétima vítima) foi de apenas 7 dias.
Como todo serial killer, suas vítimas tinham o mesmo perfil e mesma faixa etária e representavam uma fantasia dentro de sua mente. Jeffrey Dahmer era um homossexual reprimido e obcecado com o controle. Ele assassinava homens jovens e atléticos, pois em sua mente eles representavam o seu parceiro sexual ideal. E ele só poderia obter controle total sobre eles se estivessem mortos.
.
Nome: Marcelo Costa de Andrade
Definição: Serial Killer
Obs.: Entre abril e dezembro de 1991, Marcelo Costa de Andrade assassinou 13 crianças no estado do Rio de Janeiro. Marcelo foi um serial killer que assassinou em intervalos curtos, de poucas semanas entre um assassinato e outro.
Suas vítimas tinham sempre o mesmo perfil e mesma faixa etária e, como no caso Dahmer, representavam uma fantasia dentro de sua mente. Sua obsessão era por meninos entre 6 e 13 anos. Marcelo estuprava e matava pois, segundo ele, estava mandando-os para o céu.
Há a suspeita também de que os assassinatos foram uma espécie de vingança silenciosa já que ele sofrera bullying dos coleguinas na infância que o chamavam de “retardado mental.”

Nome: Família Manson
 Definição: Spree killers
Obs.: A Família Manson foi um grupo que, sob as ordens de Charles Manson, assassinou 7 pessoas em 09 de agosto e 10 de agosto de 1969.
Em 09 de agosto de 1969, 4 membros do grupo invadiram a casa da atriz Sharon Tate e assassinaram a facadas 5 pessoas que estavam no local, incluindo a atriz grávida.
No dia seguinte, eles invadiram a casa do casal Leno LaBianca e Rosemary LaBianca e os assassinaram.
Diferentemente dos serial killers, as vítimas dos spree killers não tem um significado específico, elas não representam uma fantasia. São mortas ao acaso. O exemplo da Família Manson é fácil de enxergar. As 5 pessoas que foram mortas na casa da atriz Sharon Tate só foram assassinadas porque estavam no local errado na hora errada.
Nome: Charles Starkweather e Caril Fugate
Definição: Spree killers
Obs.: Um dos mais famosos casos de spree killers atende pelo nome de Charles Starkweather e Caril Fugate. Em 1958, o casal (de 18 e 14 anos) simplesmente pegou um carro e saiu matando pelos Estados Unidos sem motivo aparente.
A onda de matança começou em 21 de Janeiro de 1958 quando Charles foi até a casa da namorada e matou seus pais e sua irmã de apenas 2 anos.
O casal, então, pegou o carro da família de Caril e  sairam sem destino pelos Estados Unidos. Mataram pessoas na estrada, postos de gasolina e lojas de conveniência. Quando a polícia os pegou, já haviam deixado um rastro de sangue e 11 pessoas mortas.
Como característico dos spree killers, as vítimas foram mortas aleatoreamente, sem distinção entre homens, mulheres ou crianças e em um curto espaço de tempo.
Para um spree killer, não interessa se você é negro, branco, índio, homem, mulher ou criança. Eles matam sem distinção, diferentemente de um serial killer, que costuma matar pessoas com o mesmo perfil (branco ou negro, homem ou mulher, prostituta, morenas ou loiras, …)

R7
Não são só textos publicados em blogs  espalhados pela internet que contém erros grotescos. Uma matéria sobre Charles Manson publicada no R7, um dos maiores portais do Brasil e pertencente ao grupo Record de televisão, chega ao ponto de dizer que Charles Manson assassinou a atriz Sharon Tate.

O Globo
O jornal O Globo, um dos maiores jornais do país e pertencente às organizações Globo, também erra feio na reportagem acima ao dizer que Manson matou 7 pessoas. Bom, pelo menos eles não colocaram na matéria que ele é um serial killer.

Talvez uma das revistas mais importantes do mundo sobre música, a Rolling Stone, erra feio ao chamar Charles Manson de serial killer.
Matéria veiculada no Vírgula Uol, um conhecido portal que traz notícias sobre música, chama erroneamente Charles Manson de serial killer.
Outro conhecido site sobre música, o Whiplash.net, chama erroneamente Charles Manson de assassino em série.
Minha opinião é: Pessoas que só copiam e colam textos sem realmente saber o que estão publicando estão prestando um grande desserviço para os seus leitores. Quanto aos grandes jornais e portais da internet que publicam matérias completamente erradas como as vistas acima, a primeira coisa a se fazer é despedir os jornalistas que escreveram a matéria, pois eu não sei, mas creio que na faculdade futuros jornalistas devem aprender que ter uma fonte confiável é o primeiro passo para se atingir a credibilidade.
Bom, agora você sabe que Charles Manson não é um assassino e que os crimes cometidos pelos seus seguidores não são característicos de serial killers e sim de spree killers. E espero que você acredite em mim, apesar de todo mundo dizer o contrário.

Um comentário: