quarta-feira, 22 de agosto de 2012

André Barboza, o monstro da Ceasa

André Barboza – ‘Monstro da Ceasa’
Número de vítimas: 3 + uma tentativa
Belém, 2006 a 2008.

 

Matéria do Portal Palavra.ru

Preso o serial killer - "Monstro da Ceasa"

Postado na data: 12.02.2008 

 
 
A Polícia Civil do Pará prendeu um ex-militar suspeito de violentar e assassinar três meninos em uma mata às proximidades da Ceasa de Belém, no Pará . André Barbosa, 26 anos , que ficou conhecido como "Monstro da Ceasa" confessou as três mortes ocorridas entre janeiro e março do ano passado e, ainda, uma quarta tentativa frustrada ocorrida na semana passada, informa o portal Terra.
Homem foi localizado na casa onde mora, no bairro do Guamá, em Belém, mesmo bairro onde as vítimas moravam, mas só foi apresentado nesta segunda-feira à imprensa. Foi reconhecido por um menino de 11 anos como o agressor que o atacou na última quarta-feira (6), nas matas da Ceasa e tentou violentá-lo.
"Ele disse que ouvia vozes que o ordenavam a fazer aquilo e que perdia os sentidos e, quando voltava, já tinha cometido os assassinatos", disse o delegado Paulo Tamer, coordenador da força-tarefa que investigava os crimes.
André disse na Polícia que é paulista, nasceu no Guarujá (SP), tem 26 anos e é solteiro. Desde os três meses de idade mora com uma família adotiva no Pará. Ele não conheceu o pai e com a mãe verdadeira pouco teve contato. O assassino não completou o nível médio, mas serviu ao Exército em 1999, foi no ambiente militar que aprendeu técnicas de luta que usou para imobilizar as crianças.
Barbosa, segundo a polícia, afirmou ainda que sofria abusos sexuais na infância. "Disse que um homem conhecido como Max, que morava no bairro, o violentava entre seus 5 e 6 anos de idade", disse o oficial.
"Já sabíamos que ele poderia atacar entre janeiro e março deste ano, e nossas investigações já estavam nos levando bem perto dele, quando, num ato desesperado, ele tentou atacar mais um menino, e conseguimos pegá-lo", relatou Tamer.

O menino em questão tem 11 anos e teria sido atraído pelo homem na última quarta-feira com a promessa do pagamento de R$ 10, para que reparasse a bicicleta de Barbosa, enquanto fazia compras na Central de Abastecimento da Ceasa. Mas uma homem que passava no local ouviu os gritos do menino e conseguiu salvá-lo.
O suspeito morava no mesmo bairro das vítimas, o que teria facilitado os crimes. "Como as crianças o conheciam, não suspeitavam de nada e acabavam indo com ele", disse o policial.Para atraí-las, o "Monstro da Ceasa" freqüentava a mesma lan house que os meninos. Na época dos crimes, mais de 40 estabelecimentos irregulares foram fechados na cidade, pois havia suspeita de que o bandido marcasse encontro com as vítimas por meio do site de relacionamento orkut. "Inclusive, todos os menores (de idade) mortos foram vistos pela última vez na mesma lan house que o assassino freqüentava e que foi fechada pela polícia", ressaltou Tamer.
Todas as vítimas tinham o mesmo perfil. "Eram menores de 15 anos e filhos de pais separados", disse o delegado. Os corpos dos três meninos-dois de 14 anos e um de 11 - foram encontrados com as mesmas características: nus e com o short perto da cabeça, dando indícios de violência sexual.
O suspeito vai responder por três homicídios e uma tentativa de homicídio. Ele também deve passar por uma avaliação psicológica feita por uma equipe de psiquiatras forenses, entre eles a pesquisadora Ilana Casoy, especialista em casos de serial killers. 

André Barboza enfretará júri popular

A Justiça concluiu que existem provas suficientes para incriminar o assassino


BELÉM (PA) - André Barboza, que ficou conhecido como o “Monstro da Ceasa” vai a júri popular. A decisão foi tomada na manhã de hoje pelo juiz Edmar Silva Pereira, da 1ª Vara do Júri de Belém. Ele concluiu, após o depoimento das testemunhas de defesa e as alegações finais da defesa e da promotoria, que há provas suficientes que incriminam André, acatando ao pedido de pronúncia do Ministério Público. Graças à nova Lei 11.689/2008, que fez modificações no Código de Processo Penal, as alegações finais são feitas oralmente, o que dá celeridade ao processo.
André é acusado da morte de três adolescentes. Os corpos foram encontrados nas matas da Ceasa. Ele chegou a confessar a autoria dos assassinatos, mas voltou atrás e afirmou que foi coagido pela Polícia Civil.
O depoimento das três testemunhas começou por volta de 9h40, logo após a chegada do acusado. Ele acompanhou todos os depoimentos, mas entrou e saiu sem dizer uma palavra à imprensa. A primeira a ser ouvida foi Rosa Maria Coelho Ferreira, que a defesa de André, é mãe de um adolescente que teria visto um carro preto se aproximar da primeira vítima, José Raimundo Oliveira e levá-lo da Praça Dálcídio Jurandir, no bairro da Cremação, onde o adolescente e a vítima jogavam bola. Logo depois foi a vez de Idenise Maria de Almeida ser ouvida. O depoimento das duas não durou mais de 15 minutos. A terceira testemunha a ser ouvida seria João Fernandes da Silva, mas este foi dispensado pela defesa. Outra testemunha que não estava prevista foi Elielson Ramos da Silva, depoimento que durou cerca de 45 minutos. Eles faziam parte do mesmo grupo de escoteiros. Nenhuma das testemunhas quis falar com a imprensa.
André Barbosa foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio triplamente qualificado. Segundo a advogada de defesa, Marilda Cantal, as testemunhas eram vizinhos de André Barboza e o conheciam desde criança. “Foi importante para analisar o comportamento do André. Falaram que não era uma pessoa que tinha problemas, que aparentemente tinha um convívio muito bom com os familiares e que nunca trouxe problemas para o reconhecimento da comunidade”. (Diário do Pará)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário