sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Atiradores à esmo - Assassinos de várias vítimas num local



A tipificação dos crimes e delitos é um exercício comum às ciências jurídicas, sociais e à psicologia. Uma possível classificação de perversões ou psicopatologias que tem como consequência uma multiplicidade de vítimas é a identificação de uma categoria para o criminoso, tal como criada a categoria dos "serial killers". Um exemlo típico é o criminoso que atira à esmo (shoothing away), aparentemente sem a escolha típica de um perfil identificador ou biotipo onde focaliza sua atenção e/ou o seu ódio. Esse padrão criminoso distingue-se do genocídio e atos terroristas e outras formas do assassínio em massa por ser uma escolha individual (algumas vezes de duplas ou pequenos grupos) mas são crimes igualmente pré-meditados e planejados, confundem-se, também, com a categoria mórbida do suicídio ampliado, ou seja crimes passionais seguidos de auto-destruição e/ou o ataque-suicidaNina Rodrigues (1862-1906), um dos primeiros pensadores brasileiros sobre os massacres coletivos, considerava o crime à dois, tipo o de Columbine, 1999, a forma embrionária dos crimes em massa, já sendo possível identificar-se a condição de líder e liderado bem como a presença de "ideologia" ou crença motivadora.[11] o cerco à escola de Beslan, por outro lado é um outro exemplo onde não se distingue nitidamente a ação individual da coletiva.
Observe-se que toda categorização é imperfeita, mas deve ser realizada para que melhor se possa tentar prevenir ou controlar tais fenômenos. A relação abaixo apresentada, por exemplo, pode ser compreendida ou modificada pela idade e tipo de motivação do agressor ou mesmo pelo local da escolha da vítimas (escolas, shoppings, cinemas, estradas, etc.):[12][13]
  • Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, atacou estudantes e funcionários na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, 12 crianças e adolescentes (dez meninas e dois meninos) morreram, além do atirador, que cometeu suicídio, e 17 ficaram feridas (7 de abril de 2011)
  • Tristan van der Vlis, de 24 anos, matou 6 pessoas a tiros em um shopping center lotado na cidade holandesa de Alphen aan den Rijn e depois se suicidou. (10 de abril de 2011)
  • Cho Seung-hui de 23 anos, sul-coreano matou 32 pessoas e se suicidou na universidade Virginia Tech. Vivia legalmente nos Estados Unidos com seus pais há 14 anos, desde setembro de 1992 e vivia em Centreville, Virginia. (17 de abril de 2007) [14]
  • Dale S. Hausner, 33 anos e Samuel John Dieteman, 31 conhecidos na polícia e imprensa como Serial Shooters responsáveis por pelo menos 8 homicídios e 29 tiros (tentativas) disparados aleatoriamente de dentro de um carro em pedestres que pedalavam ou caminhavam. Ocorreram em Phoenix, Arizona, Estados Unidos, entre maio de 2005 e agosto de 2006.
  • Robert Steinhäuser (aluno expulso), de 19 anos, invadiu sua ex-escola e matou 14 professores, dois estudantes e um policial em um tiroteio na escola Gutenberg de ensino médio na cidade de Efurt, Alemanha, 18 pessoas morreram contando com o seu suicídio. (26 de abril de 2002)
  • John Allen Muhammad de 42 anos e Lee Boyd Malvo 17 foram responsáveis por 16 mortes escolhidas aleatoriamente num episódio conhecido como Ataques a Tiros em Beltway. Os crimes possuíam motivação política terrorista, ocorreram durante três semanas de outubro de 2002.
  • Eric Harris, de 18 anos, e Dylan Klebold, de 17, invadiram a escola que frequentavam deixando 13 alunos mortos, aconteceu no Instituto Columbine, em Littleton no estado norte-americano do Colorado, depois se mataram. (20 de abril de 1999)
  • Mateus da Costa Meira, estudante de medicina de 24 anos, matou três pessoas e feriu outras seis ao atirar com uma submetralhadora Uzi calibre 9 mm na sala nº 5 do cinema do Morumbi Shopping, na zona sul de São Paulo onde passava o o filme "Clube da Luta". O estudante, do 6º ano, entrou na sala de exibição após ter disparado contra o espelho de um dos banheiros e começou a atirar a esmo. (10 de novembro de 1999) [15]
  • James Eagan Holmes[16](em inglês), 24 anos, formado em Neurociência pela Universidade da Califórnia-Riverside, invade uma sala de cinema de um shopping em Aurora (Colorado), EUA, atirando a esmo. Passava da 0h do dia 20 de julho de 2012 e estava sendo exibida a seção de lançamento do filme The Dark Knight Rises (Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge). Doze pessoas morreram e cinquenta e oito ficaram feridas, onze delas com gravidade. Este ataque ficou conhecido como o Massacre de Aurora. Minutos após o ataque a polícia chegou ao local e logo prendeu James como suspeito, que ainda estava em seu carro no estacionamento do shopping. Seu cabelo estava pintado de vermelho e dizia ser o Coringa (o arqui-inimigo do Batman). Armas e munição foram encontradas no carro. Em seu apartamento, distante 6 km do shopping, James havia montado um potente aparato com explosivos e líquidos inflamáveis, engenhosamente preparado para detonar quando a porta fosse aberta. Ao ser preso, ele avisou os policiais sobre esses explosivos e imediatamente foi providenciada a evacuação dos prédios para evitar uma tragédia ainda maior. Esta evacuação teve início por volta das 2h. Os bombeiros trabalharam mais de dois dias para desativar os explosivos utilizando um robô. Vizinhos de James relataram que entre 0h e 01h ouviram música em alto volume vinda de seu apartamento, que certamente foi acionada por algum dispositivo programável pois não havia ninguem no apartamento naquele período.[17](em inglês)[18](em inglês). Em 23 de julho de 2012 (três dias pós sua prisão) o atirador foi formalmente apresentado ao Tribunal, tendo permanecido calado durante todo o tempo.[19]

Nenhum comentário:

Postar um comentário